segunda-feira, 9 de abril de 2012
domingo, 11 de março de 2012
UNIVERSO MANIQUEÍSTA
Nossa! Quanta sensibilidade!Como poderia deixar de mencionar os contos de fada, as fábulas?! São inúmeras obras, e naqueles contextos, ou se é do bem ou se é do mal. Uma simplificação tão pura, que justifica-se unicamente pelo fato de promover o entendimento por parte dos pequenos inocentes.Mas em até que ponto isto é positivo?A educação e a cultura conduzem cada um ao maniqueísmo em sua forma de pensar. A criança cresce tendo que compreender a convivência social e determinados valores do comportamento humano no meio em que está inserida. Então, desde cedo ela aprende a rotular, sejam coisas, pessoas, lugares. A vida fica reduzida sob uma estruturação dualística de certo/errado, feio/bonito, fraco/forte, razão/emoção, branco/negro, e/não é... Tudo o que é cultural e moralmente proibido é demoníaco, do mal, e todo aquele que busca banir de si as trevas, tentando fazer o bem - perante Deus -, é do bem.
A questão é bastante dúbia, no entanto, percebe-se que a divisão bem/mal depende do ponto de vista de cada um, da perspectiva e interesse de quem está julgando. Para quem "representa" o bem, o inimigo será sempre o mal, e vice-versa.
A grande verdade é que talvez esta visão pura e extremamente simples nunca mude, afinal, é na mente humana em que bem e mal digladiam. (L.Souza)
sexta-feira, 9 de março de 2012
DIA DA MULHER. NÃO, OBRIGADA!
Foi no início do século XX que nasceu este dia, no cenário das lutas das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, e pelo direito de voto, que mostrou o reconhecimento do papel da mulher na sociedade, como indivíduo responsável, útil, ativo e válido. Cem anos depois, as conquistas são efetivamente grandes, mas há ainda um longo caminho pela frente. Na verdade, as mulheres continuam a ser tratadas de forma indevida pela sociedade: discriminadas, exploradas e subjugadas. São sobretudo as mulheres que são vítimas de violência doméstica, que sofrem maus-tratos e que, como consequência máxima desse tratamento desumano, chegam a morrer. Só em 2011 foram assassinadas pelos companheiros 23 mulheres em Portugal.
Além disso, continuamos a ter uma cultura empresarial arcaica e machista, que não é digna do século XXI. Ora vamos a números: o "Jornal de Negócios" escreve hoje que Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) recebeu no ano passado 114 pedidos de parecer relativos ao despedimento de mulheres grávidas. Um estudo também de 2011 revelou que só 28% das empresas nacionais planeavam contratar mulheres com filhos. Já para não falar em mulheres a liderar empresas, cuja percentagem é muito reduzida em Portugal.
As boas notícias, essas vêm do outro lado do Atlântico. O Senado brasileiro aprovou ontem uma lei que define uma multa para empresas que paguem um valor inferior a mulheres que se encontrem nos mesmos cargos de homens. Este sim é um exemplo a seguir.
Em termos globais, custa-me vivermos em pleno século XXI e alguns insistirem na igualdade conquistada, quando na verdade me parece claro que ainda estamos a anos-luz desse tão desejado desfecho.Juro que não percebo por que é que as mulheres continuam a ser mal remuneradas e atingem, em muito menor número, os lugares de topo. Apesar de achar que devia ser um processo natural, talvez seja mesmo necessário estabelecer quotas para impulsionar a contratação de mulheres e aplicar multas às empresas que compactuam com estas injustiças.Pode parecer um cliché mas é verdade - o Dia das Mulheres é todos os dias. (Liliana Coelho)
Assinar:
Postagens (Atom)
